A Fisioterapia respiratória no adulto tem como objetivo promover a melhora da função pulmonar e eliminar secreções broncopulmonares, através de técnicas fisioterapêuticas respiratórias como: Drenagem postural, Tapotagem, Técnica de expiração forçada (Huffing), ELTGOL, Manobras de reexpansão pulmonar e alguns casos sendo necessária a aspiração das vias aéreas superiores para eliminar as secreções.
Utilizam-se alguns recursos terapêuticos respiratórios:
- Incentivador respiratório
- Shaker ou Flutter
A Fisioterapia respiratória é um recurso complementar eficaz em diversas doenças pulmonares dentre elas as principais são: enfisema pulmonar, asma, bronquite e bronquiectasias.
A Fisioterapia Respiratória Pediátrica tem como objetivo restabelecer o mais rápido as funções respiratórias da criança acometida com doenças pulmonares. São realizadas técnicas fisioterapêuticas que consiste em manobras específicas que atuam diretamente para alcançar os seguintes benefícios:
- Melhorar a oxigenação
- Melhorar a troca gasosa
- Melhorar a ventilação pulmonar
- Eliminar secreções pulmonares
- Diminuir o trabalho respiratório
- Aumentar a mobilidade torácica
- Fortalecer a musculatura respiratória
- Melhorar a expansibilidade torácica
- Acelerar o processo de recuperação
Existem manobras para higiene brônquica tais como: Percussão, Vibração, Aumento do fluxo expiratório (AFE), Técnicas de auxílio à tosse, ELTGOL, Aspiração das vias aéreas superiores, manobras para reexpansão pulmonar e Fortalecimento da musculatura respiratória.
As doenças mais comuns da atuação da fisioterapia respiratória pediátrica são: Bronquiolite viral aguda, Pneumonias, Asma, Fibrose Pulmonar, dentre outras.
No nosso Instituto é realizada uma avaliação minuciosa inicial da criança: ausculta pulmonar, frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (Fr) e oxímetria de pulso.